top of page
  • Foto do escritorAlda Neiva

Papel Ético do Designer de Moda frente a todos os problemas de sustentabilidade



Ética, de acordo com o dicionário, é parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, disciplinam ou orientam o comportamento humano. Porém, ao falar sobre a ética na moda necessita-se citar uma de suas principais vertentes, a moda sustentável, pois este universo trabalha gerando produtos que interagem diretamente com o ser humano

A Moda Sustentável é um segmento que valoriza inúmeros fatores, sendo os principais o comércio justo, o processo produtivo limpo, o uso de matéria-prima ecologicamente correta, valorização da identidade cultural local, o desenvolvimento social, serviços que aumentam o ciclo de vida do produto.

O documentário “The True Cost” mostra a verdadeira realidade por trás da indústria têxtil e o impacto causado pelas práticas do modelo econômico fast fashion, no qual as grandes marcas da moda fazem contratos com aqueles fornecedores que oferecerem melhor preço, na busca sempre do maior lucro. Essa sede pelo maior lucro causa impactos irreversíveis para a sociedade, sendo eles: o esgotamento dos recursos naturais, o uso de pesticidas e sementes modificadas geneticamente, a consequente poluição do meio ambiente e problemas de saúde decorrentes dessa poluição. Além disso, faz com que esses trabalhadores fiquem em locais inseguros e recebam muito pouco pelo serviço.

Ainda sobre o documentário, como decorrência do uso de recursos acima citados, a indústria da moda é o segundo setor que mais polui o mundo. Esta poluição atinge a população como um todo, pois os dejetos gerados pela indústria têxtil não são biodegradáveis e nem descartados corretamente como a legislação manda, violando assim, os valores éticos sociais, uma vez que agridem a saúde do ser humano e o meio ambiente.

Dessa forma, a sustentabilidade no mercado da moda é pensada em uma forma de compensar e repensar os métodos produtivos aplicados nessa indústria de forma a promover preservação do mesmo. Um dos exemplos citado no documentário, a People Tree é uma marca de moda que procura agir eticamente tanto do ponto de vista de responsabilidade social bem como ambiental.

A partir desse pensamento, pode-se definir que o designer de moda sustentável surge da reflexão do nosso papel enquanto atores sociais nesse sistema de produtividade industrial (larga escala e alta rotatividade), em suas consequências e na necessidade de cuidados para a sobrevivência do nosso ambiente. Assim, criar peças com o objetivo desenvolvimento sustentável amplia as possibilidades de criação, ressignificando a aplicação de materiais descartados por meio da reciclagem.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page